Leitor Conteúdo do site.

Dom José Ivo Lorscheiter

Conteúdo atualizado 19/04/2017.

Sua vida:

Dom José Ivo Lorscheiter (São Sebastião do Caí, 7 de dezembro de 1927 — Santa Maria, 5 de março de 2007) foi um bispo católico brasileiro, foi o sexto bispo de Santa Maria.

Dom Ivo Lorscheiter nasceu numa família simples e religiosa de origem alemã, tendo um irmão padre e vários familiares religiosos, dentre os quais seu primo Dom Aloísio Cardeal Lorscheider.

Dom Ivo foi o último bispo brasileiro nomeado pelo papa Paulo VI, ainda durante no decorrer do Concílio Vaticano II, em 1965. Presidiu a CNBB durante o período mais obscuro do Regime Militar Brasileiro, entre 1965 e meados da década de 1970.

Nesse período abrigou na Igreja brasileira vários defensores da Teologia da Libertação, além de bispos e sacerdotes de tendências pouco conservadoras, entre eles o seu próprio primo, o cardeal Aloísio Lorscheider, que faleceu no dia 23 de dezembro de 2007, pouco depois. Realizou seus estudos iniciais no Seminário Menor de Gravataí, no período de 1939 a 1945.

Estudou Filosofia no Seminário de São Leopoldo (1946-1948). Fez seus estudos teológicos na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, (1949-1953), onde doutourou-se em 1955. Sua tese versou sobre a tradição e o magistério na Igreja. Ordenou-se padre no dia 20 de dezembro de 1952 em Roma.

Foi professor e reitor do Seminário Menor de Gravataí. Foi professor e diretor na Faculdade de Filosofia e reitor do Seminário de Viamão. Foi professor de Cultura Religiosa em diversas faculdades da PUCRS durante os anos 1960.

Foi reitor do Seminário Maior de Viamão, hoje Campus Viamão da PUCRS. No dia 12 de novembro de 1965, o Papa Paulo VI nomeou-o bispo auxiliar de Porto Alegre, com a sé titular de Tamada. Recebeu a ordenação episcopal no dia 6 de março de 1966, em Porto Alegre, das mãos de Dom Vicente Scherer e de Dom Aloísio Lorscheider e Dom Edmundo Luís Kunz.

No dia 5 de fevereiro de 1974, o Papa Paulo VI nomeou Dom Ivo como sexto bispo diocesano de Santa Maria. Dom Ivo destacou-se por suas críticas ao regime militar no Brasil e pela sua defesa dos direitos humanos.

Vote Enquete

Não há nenhuma enquete atualmente ativa no site.

Categorias Kb

Tag Cloud