Celebrações no ano jubilar da Província do Imaculado Coração de Maria

Postado dia 22/07/2021 categoria Arquidiocese por usuário Karina Freitas.

Neste ano especial de celebrações dos 70 anos de fundação da Província Imaculado Coração de Maria, as Irmãs Franciscanas não cessam de louvar e bendizer a Deus por tantos benefícios recebidos, pela bondade providente de Deus, que sustenta missão provincial e vida de cada Irmã. De modo especial, nessa trajetória, celebramos o jubileu de Ouro da missão em terras mineiras e a celebração dos 100 anos de vida de Ir. Hiltrudis Holz.

No dia 14 de maio, o Regional Sudeste/Nordeste, que abrange as comunidades que estão presentes na região de Minas Gerais e Bahia, vivenciando o carisma de Madre Madalena, sendo presença franciscana de paz e bem nessas localidades, deu início às celebrações do jubileu de 50 anos de chegada das primeiras missionárias na cidade de Malacacheta, em Minas Gerais. A celebração eucarística foi celebrada na Igreja Matriz Santa Rita de Cássia, em Malacacheta, com a presença das Irmãs da comunidade Mãe do Redentor, que aí atuam, as Irmãs da coordenação do Regional e, devido à pandemia, uma presença representativa de leigos. As Irmãs nas diversas regiões do Brasil, em unidade com o Regional, uniram-se num único louvor de gratidão, participando através das mídias sociais.

A celebração deste Jubileu de ouro faz memória do espírito missionário presente na história das Irmãs Franciscanas, que as impulsionam a se deixarem levar pelas inspirações do Espírito Santo, e colocou em saída, para ir aonde o Senhor as quis enviar. Da cidade de Malacacheta-MG, a missão se expandiu para outras cidades mineiras, e hoje as Irmãs são presença nas cidades de Teófilo Otoni, Novo Cruzeiro, Ouro Verde de Minas e Belo Horizonte, e ainda para Bahia, nas cidades de Pedro Alexandre e Fátima, a maioria, cidades pequenas do interior, onde há carência de muitos recursos. As Irmãs atuam nestas regiões principalmente no pastoral paroquial e com o atendimento às pessoas com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, que visa o tratamento com remédios naturais; mas a maior missão que realizam é ser presença de escuta e de defesa da vida. Essa presença profética das Irmãs na missão tem sido um farol de esperança e de paz para muitas pessoas, e tem despertadas outras pessoas para abraçarem a vida religiosa como Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã; hoje são 27 Irmãs oriundas da região, das quais 06 estão presentes na cidade de Santa Maria-RS.

O Salmo 90,10 nos diz: “Setenta anos é o tempo da nossa vida, oitenta anos, se ela for vigorosa. E a maior parte deles é fadiga inútil, pois passam depressa, e nós voamos”. Celebrar um jubileu também é celebrar os fatos notáveis da vida. Assim, no dia 13 de junho, na perspectiva inversa das palavras do Salmo, Ir. Hiltrudis Holz celebrou 100 anos de vida, com muita lucidez, e nas palavras dela: “São 100 anos, vivendo muito feliz: Só alegria! Muita paz e alegria, eu tive na minha vida”. E disse ainda, que o segredo de sua vida feliz é:  “Viver a vida com Deus, porque Ele fala o bem e faz o bem, e viver bem com as coirmãs”. Um outro segredo não revelado por Ir. Hiltrudis, mas sabido por toda a Província, é que ela viveu uma vida de doação, colocou sua vida a serviço, com muita alegria, sem reservas, sem medir esforços para que as outras pessoas fossem atendidas em suas necessidades, principalmente as crianças e os idosos com aos quais serviu em sua missão. E partilhando, dessa alegria e gratidão com Ir. Hiltrudis, as Irmãs passaram o dia em festa, que teve início com a celebração Eucarística na Capela do Convento São Francisco de Assis em Santa Maria-RS.

Na celebração dos 70 anos da Província, estes e muitos outros são motivos para agradecer e louvar ao Senhor, bom e providente, que conduz a nossa história, abençoando a missão provincial.

Ir. Maria Valdete Ferreira