Seminaristas de Santa Maria realizam primeira atividade missionária articulada pelo COMISE

Postado dia 1/8/2018 categoria Arquidiocese por usuário Karina Freitas.

“Um semeador saiu a semear [...]” (Mt 13, 4). Inspirada pelas palavras da Parábola do Semeador teve início no dia 9 de dezembro de 2017, na Paróquia São Pedro Apóstolo, de São Pedro do Sul, RS, a 1ª Experiência Missionária orientada pelo Comise (Conselho Missionário de Seminaristas) do Seminário Maior São João Maria Vianney, da Arquidiocese de Santa Maria.

A proposta da missão surgiu diante da necessidade de fomentar dentro do Seminário Maior, uma mentalidade missionária, de modo especial, para realmente viver uma Igreja em saída, para além das palavras, a partir de gestos e de uma nova perspectiva, aprimorando assim, a sua formação missionária.

Depois da organização do Comise a nível de província eclesiástica, e também a nível de casa de formação, sentiu-se a necessidade de finalmente se desafiar a uma experiência missionária. Assim, o seminário partiu para a Paróquia São Pedro Apóstolo, uma das maiores paróquias da arquidiocese.

A missão, de modo geral, consistiu numa breve visita, onde os seminaristas entregavam uma pequena mensagem de Natal e ofereciam uma oração e uma bênção na casa e/ou da saúde, motivando sempre a participação na comunidade.

A atividade missionária foi intercalada com períodos de descanso e de visitas às comunidades, até o dia 25 de dezembro, Natal do Senhor. Na prática foram 12 dias de missão porta à porta na zona urbana de três municípios: Dilermando de Aguiar, Toropi e São Pedro do Sul, que é a área de abrangência da paróquia.

Sobre o que foi desenvolvido na paróquia, o seminarista Junior Lago, do 2º ano de teologia, partilha: “Durante essa experiência ficou claro o tipo de padre que eu tenho que ser e não o que eu quero ser. Foi uma oportunidade para superação de mim mesmo, de esquecer de mim.”

Com certeza, foi uma rica experiência que jamais será apagada da memória dos seminaristas que deram seu sincero sim a esta proposta formativa.

O Conselho Missionário de Seminaristas da Arquidiocese de Santa Maria agradece, em primeiro lugar a Deus, que em sua Providência tudo conduziu. Também, de modo especial, ao Pe. Gildo Brandt, pároco da Paróquia de São Pedro Apóstolo, bem como ao conselho paroquial e lideranças, pela acolhida da proposta de missão, e pelos dias ricos dias de convivência. E claro, não se poderia de deixar de agradecer ao reitor, Pe. Bertilo, bem como a todos os seminaristas que abriram seu coração a essa atividade.

Deus seja louvado.

Por: COMISE do Seminário Maior São João Maria Vianney